Com os recentes atos de carrasco da Netflix, fãs de muitas séries têm se questionado sobre as controversas decisões da plataforma, como “por que Lucifer foi cancelada?”. Em especial, essa dúvida afligiu muitos dos usuários, conquistados pela história de autodescoberta deste anjo caído.
A princípio, Lucifer pertenceu à Fox, que trouxe o personagem criado por Neil Gaiman na DC Comics à vida, em parceria com a Warner Bros. Television. A 1ª temporada chegou em 2016 e o seriado seguiu com novos lançamentos até 2018. Então, com a conclusão da 3ª temporada, a Fox cancelou o show.
Na época, a decisão gerou uma comoção nada esperada (nem mesmo pelos próprios envolvidos). Como resultado, a Netflix não demorou para adquirir os direitos de exibição do programa e trazer duas novas temporadas (4ª e 5ª) para a série. Mas, posteriormente, passando a trilhar o mesmo rumo de antes.
Agora, com uma 6ª temporada chegando em 10 de setembro, boa parte do fandom ainda martela a pergunta: “por que Lucifer foi cancelada?”. Por isso, venham com o Sanatório Geek e descubram os motivos desta repetida decisão. Além de entender o que a temporada final tem guardado para os fãs!
Netflix salvou Lucifer e depois o abandonou

Como introduzido, Lucifer é sem dúvidas uma produção sobrevivente, que teve de passar pelo seu primeiro perrengue enquanto tinha a Fox Television como sua casa. Apesar de ter tido uma temporada debutante bem recebida e aclamada, a emissora revelou em diferentes momentos que a audiência vinha decaindo constantemente com o passar do tempo.
Como resultado, a emissora não viu outra opção se não cancelar o programa. Em seguida, a internet explodiu com comentários de expectadores descontentes. Conforme o amor pelo seriado vinha à tona, Tom Ellis se surpreendeu com a positividade e a campanha popular movida pela hashtag: #SaveLucifer.
✊😈#SaveLucifer is making me smile. Thank you for speaking up #LuciFans ❤️ https://t.co/j5UPTwq7bA
— tom ellis (@tomellis17) May 12, 2018
Assim como bem sabemos, a Netflix chegou como a salvadora benevolente dos injustiçados, acolhendo Lucifer e a renovando para uma 4ª temporada em junho de 2018. Assim, lançando uma nova leva com 10 episódios menos de um ano depois, em 8 de maio de 2019.
WE DID IT !!!!!!!!!!! Thank you to everyone for your continued support and love for #Lucifer I am so happy for all our fans I’m going to burst ✊😈❤️ https://t.co/DhvTdevGW2
— tom ellis (@tomellis17) June 15, 2018
+ Veja também: Lucifer 6ª temporada: Data de estreia na Netflix e tudo o que você precisa saber.
Do mesmo modo, a plataforma não demorou para renovar a sua recente aquisição para a sua 5ª temporada. Enquanto este anúncio – de junho de 2019 – animou os Lucifãs, a inesperada confirmação de que ela também seria a última veio como um baque para todos.
Posso descansar agora? Lucifer foi renovada para sua 5ª e última temporada. 😈😈 pic.twitter.com/fi7eFegT6G
— netflixbrasil (@NetflixBrasil) June 6, 2019
+ Veja também: Lucifer 6ª temporada | Tom Ellis compartilha a 1ª imagem oficial da última temporada do seriado
Por outro lado, Lucifer teve uma 5ª temporada dividida em duas partes de 8 episódios. Conforme a mudança, a Netflix lançou a Parte 1 em 21 de agosto de 2020 e a Parte 2 em 28 de maio de 2021. Nesse interim, tendo uma grande mudança nos planos de finalização pela plataforma:
Hey Lucifãs! Lembra da quinta temporada parte 1 e 2? Já era!! Agora é seis, seis, seis! O puro diabãooo pic.twitter.com/qj3k0cy7Yw
— netflixbrasil (@NetflixBrasil) June 23, 2020
Por que a Netflix cancelou Lucifer?

Assim como explicamos no tópico anterior, a Fox cancelou o seriado por não ter estado contente com a audiência alcançada em seus 3 anos de exibição. Porém, agora temos a Netflix seguindo uma trajetória parecida.
Logo depois, comentários espalhados entre o elenco e os membros de produção. Neles, é possível tirar como conclusão que a história gerou um encerramento natural. Entretanto, se pararmos para analisar um panorama mais amplo, podemos encontrar outras explicações.
Aparentemente, os últimos anos têm revelado uma Netflix impiedosa. Quem é que não teve um título original da plataforma em que se apaixonou e então, se decepcionou com a sua descontinuação? Aqui, na redação do Sanatório Geek, já passamos por isso em exemplos como:
Em suma, o cancelamento de séries com moderado ou grande sucesso pela plataforma têm se tornado algo comum – sendo até mesmo um meme popular. Então, temos as seguintes justificativas:
- Audiência e alcance insatisfatórios;
- Desistência em pró de investimentos mais lucrativos ou certeiros;
- Conflitos internos causados por diferenças criativas e contratos expirados;
- Preferência por um modelo com menos conteúdo e mais qualidade.
Juntamente com essas opções, a que mais parece se encaixar no caso de Lucifer é a última. Apesar do seriado não ter sido cancelado formalmente, ainda podemos encarar a situação atual desta forma. Definitivamente, a Netflix está focada em investir de forma mais meticulosa.
O modelo de 8 a 10 episódios sempre foi a marca da plataforma, além de serem poucos os casos de seriados com mais de 5 temporadas. Bem como, ainda é válido ressaltar o aumento no investimentos alternativos como O Gambito da Rainha (minissérie). Nesse sentido, o streaming do “tudum” tem pendido para o lado do “menos é mais”.
Finalmente, é provável que teremos futuras produções com maior qualidade à partir destes exemplos, que não deixam de serem experencias para a Netflix. Acima de tudo, a 6ª temporada de Lucifer promete honrar o legado deixado pelo seriado, encerrando essa jornada de forma comovente e satisfatória.
O que esperar da 6ª temporada de Lucifer?

Definitivamente, a ansiedade pela 6ª temporada de Lucifer não poderia estar maior. Afinal de contas, os 10 últimos episódios estão por vir. Vejam as traduções (livres) que fizemos para os títulos revelados:
- Nada Nunca Muda Por Aqui;
- Baldes de Bagagem;
- Yabba Dabba Do Me;
- Prenda a Calda no Vilão;
- O Assassinato de Lucifer Morningstar;
- Muito Mais Sujo / Atrevido do que Isso;
- Meu Melhor Amigo / Demônio;
- Salve o Diabo, Salve o Mundo;
- Adeus, Lucifer;
- Parceiros Até o Fim.
Depois que entrevistas sobre a história final vieram ET e pelo TVLine, foi revelado que a 6ª temporada de Lucifer nunca esteve nos planos de conclusão.
Então, tendo sido pensada como um complemento para o que vimos ao fim da penúltima temporada, a história dos últimos 10 episódios explorará os personagens de forma mais intimista. Por isso, devemos estar preparados para menos momentos megalomaníacos e muito mais comoção.
Por fim, estaremos deixando o trailer e pôsteres oficiais da 6ª temporada, a qual será lançada por completo na madrugada desta sexta-feira, 10 de setembro, exclusivamente na Netflix!