Desde quando a Marvel anunciou que estaria entrando em uma nova empreitada em que o Disney+ desempenharia um grande papel no futuro do MCU, muitos fãs decidiram voltar as suas atenções a um projeto em especial. Estamos falando de Loki, a série solo do “inmorrivel” Deus da Mentira.
Com estreia em 9 de junho, Loki veio como nosso novo entretenimento semanal no streaming do camundongo, substituindo o posto previamente ocupado por WandaVision e Falcão e o Soldado Invernal. E desta vez, assim como na série da Feiticeira Escarlate, tivemos a apresentação de conceitos peculiares.
Com uma estética e trilha sonora de tirar o chapéu, Loki demonstrou que não só seria um grande passo a diante na história do MCU, mas também inovaria e se afastaria do que suas duas predecessoras haviam feito. Viajem no tempo? Check. “Nova” organização multiversal? Check.
E agora, estamos alguns dias distantes de receber o 6º e último episódio desta era verde e dourado. Com isso, convoque suas variantes e venham com o Sanatório Geek para descobrir todas as maiores teorias e apostas feitas por fãs de todo o mundo para o encerramento de Loki!
O que é o “Glorioso Propósito”?

Antes de iniciarmos uma vasta discussão sobre o que pode acontecer no season finale de Loki, pensamos ser pertinente ponderar uma dúvida bem explícita, mas que muitos não têm discutido com o fervor ideal: “O que é este tal de Glorioso Propósito dos Lokis?”.
Essas duas palavras apareceram juntas pela primeira vez no episódio inicial do seriado, que trouxe a frase em seu próprio título e durante o interrogatório entre Mobius e Loki. No meio da conversa, Loki diz que a conquista dos 9 Reinos é o seu “Glorioso Propósito”.

Pensávamos que este conceito se limitaria ao estopim de toda essa trama. Mas, não. Durante a série ele veio a ser mencionado de forma implícita, só que no episódio desta semana “Jornada ao Mistério” (1×5), vimos a frase ser mencionada como nunca antes. Afinal, o que não faltaram foram Variantes de Loki.
Quando compartilhavam suas histórias de vida, os Lokis que acolheram a nossa versão protagonista, perguntam entre si quais são seus “Propósitos Gloriosos”. Mas o que marcou de vez essas 17 letrinhas foi a cena final, em que o Loki Clássico de Richard E. Grant demonstrou o seus altos níveis de magia e poder, se sacrificando e pronunciando-as em um grito de euforia.
@Peli_Comic ¡¡¡GLORIOSO PROPÓSITO!!! pic.twitter.com/WoxyW60Inz
— •Nova I AB• (@CamiloAcacioAB) July 10, 2021
O que será que a variação clássica quis dizer com isto? Afinal, um Loki não se contentaria com um simples sacrifício em pró de algo maior. Não, há algo que não pescamos ai, e provavelmente está ligado ao fato de que este asgardiano de gelo conseguiu provar ser a Variante Superior dali.
Beleza, mas e quanto aos demais, quais são os seus “Gloriosos Propósitos”? Bem, teremos que esperar até a próxima quarta-feira para descobrir.
Quem está por trás da AVT? (Kang)

Existem muitas questões frequentes na fanbase de Loki, mas a que mais fomenta curiosidade e ansiedade no público é “Quem está por trás da AVT?”. Como o episódio “O Evento Nexus” (1×4) demonstrou, os Guardiões do Tempo não se passavam de uma fachada para algum plano maior.
Portanto, o Efeito Mephisto retornou ao MCU do Disney+. Para quem caiu de paraquedas neste assunto, aqui vai uma breve explicação:
Em WandaVision, por vezes os fãs tiveram a certeza de que o rei do inferno da Marvel, o Mephisto, daria as caras. Mas, isso não ocorreu. Então, em Falcão e o Soldado Invernal, o mesmo ocorreu com Wolverine, o que criou este feito ilusório e meme.
Agora, com Loki, o Efeito Mephisto se aplica ao conquistador do tempo no universo Marvel, Kang. Isso só foi possível devido à escalação do ator Jonathan Majors como o intérprete oficial do personagem em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e às várias referências espalhadas pela atual série.
Exemplo: Ravonna Renslayer, que nas HQs é par romântico de Kang.

Por agora, o penúltimo episódio de Loki foi o que mais carregou essa teoria adiante. Já que tivemos uma breve referência à uma das muitas identidades de Kang ao longo dos séculos. Em específico, a de “Mister Gryphon”, em nosso século XXI.
A menção veio por meio de um breve easter egg que, ao mostrarem a torre dos Vingadores destruída no Vazio por outro ângulo, pudemos ver que ela não mais pertencia aos heróis. Já que ao invés de carregar o famoso “A” estilizado, a sua fachada tinha o escrito “Qeng”, que se lê praticamente da mesma forma que o nome do déspota temporal.
Fato é que “Qeng” se trata de uma empresa que comprou a torre das Indústrias Stark nas HQs, e que possui como CEO o tal “Mister Gryphon”.

Por fim, com a cena final do 5º episódio, pudemos ver que a teoria de Sylvie estava correta, já que a sombra de destruição Alioth, guardava um local misterioso dentro de si. Nisso, comecemos por falar desta mesma monstruosidade guardiã, que nos quadrinhos foi um rival de Kang.
Alioth é considerado o 1º ser a quebrar as barreiras do tempo, conquistando territórios além dos domínios de Kang (o reino atemporal “Chronopolis”). Kang já enfrentou muitas dificuldades por conta deste ser, apenas o derrotando ao juntar forças com os Vingadores. Mas será que Alioth estará dominado por ele em Loki?
Ainda, falamos sobre “Chronopolis”, que muitos fãs indicam ser o local revelado ao final do episódio, o qual será protegido pela densa e caótica tempestade de Alioth.
Entretanto, os visuais de ambos os locais não batem, mesmo com a mínima possibilidade de que a Marvel Studios a tenha adaptado. Alguns sugerem que este na realidade seja o castelo de Doutor Destino, localizado em Doomstadt.
Porém, esta é uma teoria que não carrega muitos pontos ao seu favor, mesmo que os dois vilões não estejam completamente desconectados. Porque Kang é um distante descendente de Reed Richards, o Senhor Fantástico e líder do Quarteto Fantástico, que possuem o Doutor Destino como grande antagonista.

Em contraponto, muitos apostam que tanto a AVT quanto Chronopolis estejam localizadas no Reino Quântico. Pois em uma cena de Homem-Formiga e a Vespa (2018), é possível notar a existência de uma espécie de cúpula que abriga uma cidadela muito semelhante à de Kang.
Quem está por trás da AVT? (Loki)

É isso mesmo que vocês leram, e se uma Variante de Loki estiver por trás da grande mentira que a AVT é? Essa é uma grande possibilidade e seria até mais condizente com o seriado e tudo que ele representa. Afinal, os Lokis e os seus destinos fracassados é um tema decorrente da produção. Nisso, ter uma versão bem sucedida e extremamente poderosa dele seria um grande twist.

Apesar de ser um chute sem muitas bases – diferente das teorias de Kang – um Loki Soberano ainda poderia ser mais uma fusão entre personagens da Marvel Comics, assim como Sylvie veio a ser com a mistura entre Encantor e Lady Loki. Muitos poderiam ocupar este papel. E, um deles é o Aquele Que Restou.

Resumidamente, este personagem seria o último ser de toda a existência e quem criou a AVT e os Guardiões do Tempo. Bem conveniente para o que vimos até então na série, não é mesmo? Este poderia ser um Loki, ou apenas ele mesmo. Fato é que a sua aparição e algo que não podemos descartar.
A Caçadora B-15 é uma Variante do Loki?

Pois é, entre sexta e sábado (dias 9 e 10 de julho), a internet foi a loucura com o suposto vazamento de que a Caçadora B-15 seria mais uma Variante de Loki. A origem desta teoria veio por meio de fontes oficiais da Disney e da Marvel, pois em suas redes sociais, as empresas cometeram uma grande gafe.
Entre os lançamentos de cada episódio de Loki, a conta oficial do seriado, junto dos perfis nacionais e internacionais das duas empresas, costumam publicar novas artes promocionais, memes e cenas do último episódio disponibilizado.
Essa não é uma novidade para quem as acompanha. Mas o barulho começou quando ao publicarem imagens com cada uma das muitas Variantes de Lokis apresentadas até então, boa parte destes perfis incluíram uma imagem da personagem de Wunmi Mosaku. O que indicaria a sua inclusão neste grupo.
+ Veja também: What If…? | Data de estreia da nova animação da Marvel no Disney+, 2º trailer e tudo que sabemos
DISNEY OI????? pic.twitter.com/XoVRl0Mewg
— Kris ⍟ ४ Loki spoilers (@mackiemercury) July 9, 2021
De início, os seguidores de cada conta que cometeu o mesmo erro esperaram por uma correção. Mas isso só veio acontecer horas depois de toda a bagunça se estabelecer. Ainda, novas publicações oficiais do mesmo tipo vieram a surgir. Portanto, os fãs passaram a tratar o “antigo erro” como um tipo de spoiler / vazamento.
Neste momento, estamos no escuro sobre este assunto. Apenas podendo teorizar. Mas podemos tirar conclusões negativas com os recentes tweets de Kate Herron, a diretora de Loki.
Após ser bombardeada de mensagens por todos os cantos da web, Kate veio brincar e esclarecer que nada disso era verdade. Vejam:
Resumidamente, Kate quis fazer piada com a situação que é obviamente absurda, mas muitos a interpretaram errado. Nisso, ela respondeu ao seu próprio post dizendo que o seu prévio comentário não deveria ser levado a sério.
Portanto, devemos acreditar ou não? Será que essa não passou de uma cortina de fumaça para nos despistar? Descobriremos daqui alguns dias.
Sylvie traírá Loki?

Nem todos tinham pensado nessa possibilidade, mas neste final de semana, a fanbase de Loki têm discutido se isso irá mesmo acontecer. O estopim para essa discussão veio por meio de um tweet da conta japonesa da Marvel Studios, o qual indicou que alguém será traído no episódio final. Confiram:

Já que os personagens da produção se limitam às Variantes de Loki e os agentes da AVT, podemos deduzir duas opções:
- Ravonna traíra a AVT ou Mobius;
- Sylvie traírá Loki.
É improvável que Loki acabe sendo este tal “traidor”, já que o seu personagem acabou de passar por muitas provações de que ele pode, quer e é uma versão melhor de si mesmo.
Mas e vocês, concordam com alguma das várias teorias deste post? Têm alguma nova para compartilhar? Não deixem de comentar suas opiniões e apostas para que possamos enriquecer ainda mais este assunto!